Thursday, June 27, 2013

Cinco perguntas para Dieter Moebius



Dieter Moebius nasceu em St. Gallen (Suíça), no dia 16 de janeiro de 1944. Na juventude, Moebius estudou arte em Bruxelas e em Berlim. Foi justamente durante o período em que viveu em Berlim que ele conheceu Hans-Joachim Roedelius e Conrad Schnitzler, com quem formou o Kluster, uma das bandas mais inovadoras e criativas da Alemanha no início dos anos setenta. O trio gravou três álbuns antes que Schnitzler resolvesse sair do Kluster para cuidar de sua carreira solo. Moebius e Roedelius mudaram então o nome da dupla para Cluster e começaram uma carreira que é citada como influência para artistas como David Bowie, Brian Eno e John Foxx. E eu mesmo, inclusive! Em 1973, a dupla se mudou para a região rural de Forst, onde o ex-Kraftwerk e ex-NEU! Michael Rother juntou-se a eles para gravar um álbum (Zuckerzeit, 1974) e também para formar uma nova banda, chamada Harmonia. Em 1976, Brian Eno também juntou-se ao grupo, para gravar um álbum com o Harmonia (Tracks e Traces, gravado em 1976 e lançado somente em 1997) e dois álbuns com o Cluster/Roedelius & Moebius (Cluster & Eno e After the Heat, ambos gravados em 1977 e produzidos por Conny Plank) .

Em 1980, Dieter Moebius deu início a um novo projeto, em parceria com Conny Plank, o homem por trás de alguns dos maiores álbuns gravados neste planeta! Com Conny Plank, Moebius gravou 4 álbuns, além de participar de albums em colaboração com Mani Neumeier (Guru Guru) e Mayo Thompson (Red Crayola). A dupla Plank & Moebius também tocou na América do Sul nos anos 80, antes de Conny morreu de câncer, em 1987.

Com mais de quatro décadas de uma carreira e mais de 40 álbuns gravados, Moebius é um dos artistas mais originais da sua época. Tive a oportunidade de entrevistá-lo por e-mail graças à Sabine Penschow, que me colocou em contato com Dieter e com sua esposa Irene Moebius! E é um prazer e uma grande honra entrevistar o homem que é responsável por criar algumas das músicas que mais marcaram a minha vida! Aqui está a entrevista:



ASTRONAUTA - Dieter, uma pergunta sobre seus primeiros passos na música (tanto como ouvinte quanto como músico), o que motivou você no início? Quais as bandas e artistas lhe influenciaram no início e no decorrer da sua carreira?

DIETER - Como minha mãe era pianista clássica, eu cresci em uma família musical. Por isso sempre tínhamos música ao nosso redor. Eu me inspirei por uma porção de músicos diferentes, como Coltrane, Lou Reed, Zappa, Beefheart... E também nos compositores eruditos.

ASTRONAUTA - No final dos anos 60, você formou o Kluster, juntamente com o Hans-Joachim Roedelius e o Conrad Schnitzler. Depois disso, você e Roedelius formaram a dupla Cluster e o trio Harmonia (com Michael Rother). A partir dos anos 80 você passou a lancar discos solo e também gravou com vários colaboradores. Olhando para trás, o que mudou para você, como compositor e performer, de um projeto para outro? Você ainda grava e/ou toca ao vivo com alguns dos equipamentos que você costumava usar naquelas bandas e projetos?

DIETER - Minha música mudou sim, mas de uma forma bem lenta. Mas, naturalmente, a sonoridade mudava conforme eu utilizava novos equipamentos. Hoje em dia eu estou utilizando vários instrumentos digitais, mas ainda utilizo alguns dos meus sintetizadores analógicos, quando estou trabalhando em casa.

Como eu viajo bastante, é muito mais fácil eu carregar comigo por ai equipamentos digitais modernos.

ASTRONAUTA - Em 1968 você veio à America do Sul para apresentações com Conny Plank. (Eu acho que foi justamente neste periodo que Conny começou a perceber que estava doente...) Quais são as suas memórias desta tour e como era trabalhar com Conny Plank em estúdio e na estrada?

DIETER - Era muito excitante excursionar com Conny, muito interessante. Eu tive a oportunidade de experimentar todo o tipo de equipamento, tudo muito fantástico. Nós eramos grandes amigos, os melhores.

ASTRONAUTA - Pelo que sei, você criou a maioria das capas dos discos que você gravou. Qual era sua inspiração e motivação para as artes e para o design gráfico?

DIETER - Nos anos 60 eu estudei artes em Berlim, então era muito natural que eu cuidasse do design das capas.

ASTRONAUTA - Quais são seus planos a curto prazo, novos discos, próximos shows, próximas colaborações? Você pode nos dizer o que vem por ai para Dieter Moebius?

DIETER - Recentemente eu finalizei uma colaboração com Tim Story e Jon Leydecker, chamada "Wobbly". Minhas próximas apresentações serão em Düsseldorf, Manchester, Vancouver e Toronto.

ASTRONAUTA - Muito obrigado, Dieter! Espero Conhece-lo pessoalmente algum dia desses, aqui no Brasil ou aí na Alemenha!

DIETER - Tenha um bom dia! Tudo de bom. Dieter Moebius.





No comments:

Post a Comment